top of page

O QUE A DISCUSSÃO SOBRE O TETO DA DÍVIDA AMERICANA NÃO ABORDOU?

Não se discutiu o “Big Picture” da economia americana.


1 – PIB robusto

EUA são responsável por 1/4 do PIB mundial desde 1990. Hoje PIB americano representa 58% do G7, comparado a 40% em 1990. O Estado mais pobre, Mississipi, tem renda per capita ajustado por poder de compra superior à da França.


2 – Inovação

EUA tem mais de 1/5 de patentes internacionais, mais do que a soma da China e Alemanha. As 5 maiores fontes de financiamento privado de pesquisa e desenvolvimento são dos EUA, e o mundo todo tem se beneficiado das suas inovações.


3 – Demografia

Imigrantes são 17% da força de trabalho, comparando aos 3% do Japão. Além disso, EUA tem população mais jovem e de maior fertilidade comparativamente a demais países desenvolvidos.


4 – Mercado de trabalho flexível

Adaptação e ajustes são rápidos. Os funcionários dispensados dos big techs americanos já estão empregando os seus talentos em alguma outra empresa, ou abrindo o seu próprio negócio. Enquanto isso, as empresas europeias ainda estão discutindo os termos de demissão, o que farão com que pensem duas vezes antes de contratar novamente.


Os problemas sempre existem e introduzem ansiedade e pessimismo. É importante fazer um enquadramento mais amplo, e a visão geral da performance dos EUA no longo prazo continua promissora.







Por Lin Jwo Shiow

Stratton Capital Investment Advisory

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page