top of page

TÍTULOS AMERICANOS ATRELADOS À INFLAÇÃO? SIM, ELES EXISTEM

Muitos investidores brasileiros nos perguntam se existem bonds pós-fixados pela

inflação, similares aos títulos do Tesouro Direto IPCA+ do Brasil. A resposta é sim, são os TIPS, Treasury Inflation-Protected Securities, que são títulos do tesouro americano que corrigem o valor investido de acordo com a inflação.


Como funcionam os TIPS?

Os TIPS são emitidos com estas principais características:

  1. Paga juros (“cupom”) anual fixo sobre o principal;

  2. O valor do principal varia de acordo com o índice de inflação, mais especificamente o índice CPI-U (Consumer Price Index for All UrbanConsumers) medido pelo Bureau of Labor Statistics;

  3. Como o componente juros é fixo e a componente inflação é incerta, é o preço do título que varia todos os dias refletindo as oscilações da curva de juros e do índice inflacionário.


O ajuste do principal ocorre a cada 6 meses junto com o pagamento de cada parcela dos cupons que são semestrais também. Por exemplo, se um TIPS é emitido com valor de face de $10.000,00 e a inflação no período for de 5%, o valor do principal é ajustado para $10.500,00.


Como o cupom anual é fixo em termos percentuais, o valor nominal cresce se o valor do principal também aumenta. Usando o mesmo exemplo, se a mesma emissão fosse emitida com um cupom de 1%, ele pagaria $100 ao ano de juros (1%de $10.00,00). No entanto, como o valor do principal aumentou para $10.500,00, no próximo período o cupom será de $105.00 (1% de $10.500,00).


O valor de face do título pode também diminuir se houver deflação no período, no entanto, nunca abaixo do valor inicial, e no nosso exemplo este mínimo seria de$10.000,00. Este “chão” para o valor do principal também é garantido pelo tesouro americano.


Considerando que o valor do principal é ajustado pela inflação, pode-se inferir que o cupom pago é o juro real que o investidor recebe.


Os TIPS negociam com boa liquidez?

O volume de TIPS emitido é de cerca US$200bn ao ano, o que representa cerca de 8% do total de divida emitida pelo tesouro americano. Os títulos são tipicamente emitidos com prazos de 5, 10 e 30 anos. Eles são emitidos geralmente em janeiro, abril, julho e outubro de cada ano. Como há muita liquidez e muitos títulos emitidos, o investidor consegue encontrar TIPS com diferentes vencimentos sendo negociados no mercado secundário.


Os TIPS são um bom investimento?

Se o nível da inflação vier acima da expectativa do mercado, vai ter valido a pena terá postado nas nos TIPS. E como um investidor sabe qual é a expectativa do mercado? A expectativa do mercado neste caso, também chamado de “taxa debreak-even” é a diferença da rentabilidade entre o título do tesouro americano pré-fixado, as US Treasuries (“UST”) e a rentabilidade dos TIPS com vencimentos similares. Por exemplo, no inicio deste mês, a rentabilidade das UST (pré-fixadas) de5 anos estava em torno de 4.65% enquanto a rentabilidade dos TIPS com vencimento similar estava em torno de 2.3% + inflação. Portanto, a expectativa de inflação no período é de 2.35% (4.65% – 2.3%). Se a inflação no período for acima de 2.35%, terá sido melhor ter comprado os TIPS; e se o CPI-U vier abaixo, investir nas UST terá sido a melhor opção. Para uma visualização melhor desta expectativa, veja o gráfico abaixo. A área cinza é a expectativa de inflação e a área azul reflete os juros reais que o investidor recebe ao investir em TIPS.


Fonte: www.home.treasury.gov; Charles Schwab



Como ou onde eu compro TIPS?

Os TIPS podem ser comprados em quaisquer corretoras americanas, no entanto, algumas corretoras cobram o chamado “mark-up” (ou “spread”). Ou seja, a maioria das corretoras compram os títulos no mercado secundário a um determinado preço e depois os revendem um pouco mais caro, prejudicando a rentabilidade para o cliente. Algumas corretoras maiores como a Charles Schwab não cobram este “spread” sobre o mercado assim mantendo a rentabilidade inteira para o investidor final. Os TIPS também podem ser comprados no site do governo que tem uma plataforma específica para este ativo.







Por Shinichiro Fukui

Stratton Capital Investment Advisory



23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page