A visão do mercado americano sobre o tarifaço ao Brasil, segundo gestores sediados no exterior
- Stratton na Imprensa

- 6 de ago. de 2025
- 1 min de leitura
O E-Investidor foi atrás de gestores internacionais ou brasileiros sediados no exterior para ouvir uma análise “de fora para dentro”, mapeando o sentimento em relação às tarifas na tentativa de entender se os insights seriam diferentes dos vistos do mercado brasileiro. E são.

Por aqui, quando o tarifaço foi anunciado, muito se dizia que ele não sairia do papel, afinal Trump já voltou atrás em muitas negociações ao longo deste ano. Na última semana, na Expert XP 2025, gestores e economistas disseram que não era possível cravar se o Brasil conseguiria ou não uma negociação – justamente porque o assunto parecia estar sendo tratado como pauta política, e não econômica.
Lá fora, a impressão era outra. “Eu não tenho a menor dúvida que essas tarifas vão entrar em vigor”, destaca Marcelo Cabral, CEO da Stratton Capital, empresa de gestão de investimentos com sede nos EUA e US$ 9,4 trilhões sob custódia. “É importantíssimo entender a real motivação das ações do governo americano contra o Brasil. E não se trata de uma simpatia pessoal por Jair Bolsonaro, mas do alinhamento muito claro que o Brasil está fazendo com a China; e que incomoda, obviamente, os Estados Unidos.”
Para ler a matéria completa, publicada no Jornal Estadão, clique aqui.
Por Marcelo Cabral
Stratton Capital Investment Advisory.



Comentários