O valor da Oracle se aproxima de US$1 trilhão: exuberância irracional ou apenas o começo?
- Marcelo Cabral

- 10 de set. de 2025
- 2 min de leitura
Após a divulgação de resultados ontem, as ações da Oracle dispararam 40% e o valor da empresa se aproximou de 1 trilhão de dólares. A carteira de novos contratos chegou a quase meio trilhão de dólares (US$455 bilhões, um crescimento de 230% em apenas 3 meses) refletindo a demanda fortíssima pelos serviços de inteligência artificial da OCI (Oracle Cloud Infrastructure). Pela primeira vez, os resultados incluíram receitas da Stargate, a joint-venture entre Oracle, OpenAI e Softbank criada em janeiro desse ano com foco em inteligência artificial.
A Oracle está extremamente bem posicionada para participar da revolução tecnológica de IA. Líder global em base de dados, a Oracle é depositária de dados confidenciais e informações estratégicas de grandes corporações. Isso permite fornecer serviços de IA na modalidade in situ, ou seja, usando os dados proprietários do cliente diretamente no local de armazenamento e na sua infraestrutura original. Dessa forma o cliente mantem o controle de suas informações confidenciais e estratégias, elimina o custo de transferências massivas para processamento em ambientes externos e aumenta a eficiência dos agentes de IA.

A proximidade entre os dados do cliente e o processamento permite um melhor aproveitamento dos LLMs (Large Language Models), reduz a latência do processo de inferência e gera decisões com melhor precisão e relevância contextual, já que as informações utilizadas no treinamento do modelo refletem a realidade operacional específica do cliente. Esse processo é mais eficiente que a inferência genérica, baseada em dados públicos e bases abertas, que produzem resultados de menor qualidade e menos sensíveis ao contexto.
Após décadas de atuação em banco de dados, a Oracle está alavancando sua base de clientes corporativos para tornar-se um líder global em IA. A ação está negociando em um múltiplo P/L de 33x lucros projetados, comparado com 32x para Amazon e 31x para Microsoft. Depois dos resultados divulgados ontem, o mercado provavelmente vai rever para cima as projeções de resultados futuros.
A Carteira de Inteligência Artificial da Stratton tem uma posição relevante na ação da Oracle.
Esse artigo não constitui recomendação de investimento.



Comentários