A economia americana no escuro
- Marcelo Cabral

- há 7 dias
- 1 min de leitura
O mercado financeiro dos Estados Unidos está no escuro, navegando sem bússola. A disputa política em Washington provocou a paralisação do governo federal (government shutdown) e interrompeu a divulgação de dados econômicos. Órgãos como o Bureau of Labor Statistics e o Census Bureau estão fechados desde o início do mês e as o fluxo de estatísticas que servem de referência para investidores cessou.
A paralisação acontece porque o Congresso ainda não aprovou o orçamento para o novo ano fiscal, que começa em 1º de outubro. Frequentemente, Republicanos e Democratas usam a votação do orçamento como arma política para extrair concessões e forcar aprovação de projetos, criando disputas sobre gastos públicos e programas sociais.
Sem orçamento, o governo fica obrigado a suspender serviços não essenciais, mantendo somente atividades críticas, como controle de tráfego aéreo, segurança nacional, e pagamento de benefícios sociais.

Na ausência de relatórios de emprego, dados de inflação, vendas no varejo, comportamento do consumidor, atualizações do PIB e outras estatísticas, o mercado fica desorientado. Os movimentos de preços tornam-se mais voláteis e erráticos, sujeitos a rumores e especulações. O apagão de dados complica muito a vida do FED, que precisa atuar em meio a incerteza, sem uma visão clara sobre crescimento e inflação.
Em períodos como este, disciplina de investimento é fundamental. Quando os dados voltarem e os rumos da economia ficarem mais claro, será possível tomar decisões mais assertivas. Por enquanto, só resta esperar que o governo volte ao normal e as luzes se acendam.
Essa publicação não é uma recomendação de investimento.



Comentários