top of page

A importância do 15º Plano Quinquenal para a economia chinesa

O Plano Quinquenal Chinês, fundado em 1953, é o evento mais relevante do país em 2025. A ser definido em outubro, ele estabelece metas de crescimento econômico, prioriza setores estratégicos e sinaliza como os líderes chineses abordarão o consumo e o crescimento nos próximos cinco anos (2025-2030). Para o mercado de ações, o plano será crucial, pois guiará o consumo das famílias chinesas.


Atualmente, a China enfrenta deflação persistente devido à baixa demanda doméstica. As famílias, com uma taxa de poupança de 34%, cerca de seis vezes maior que a dos EUA, poupam muito, influenciadas por fatores como a insegurança social, que devem ser abordados no plano. Entretanto, nos últimos anos, a crise imobiliária e a falência da Evergrande, reduziram drasticamente o valor dos imóveis na China, enquanto as dívidas imobiliárias permaneceram. Isso levou as famílias a priorizarem a desalavancagem, reduzindo consumo e novos empréstimos. Mesmo com juros nominais próximos de zero, a relutância em consumir persiste até que os balanços sejam ajustados, evidenciando um problema de demanda, não de oferta, que o Partido Comunista Chinês precisa enfrentar.


Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

Assim como na crise imobiliária do Japão em 1990, que levou décadas para a desalavancagem, a China vive uma situação parecida. Contudo, a centralização do governo chinês, aliada à experiência passada de outros países, pode ser um diferencial para o país.


Crises passadas mostram que respostas monetárias, como o “Quantitative Easing” adotado por EUA e Reino Unido, têm sucesso limitado contra bolhas financeiras. Apesar de reduzir taxas de longo prazo e incentivar consumo via rebalanceamento de portfólios, em recessões de balanço (dívidas > ativos), a baixa taxa de juros não atrai tomadores, pois agentes focam em pagar dívidas. Cabe ao governo, não ao Banco Central, absorver o excesso de poupança das famílias. Portanto, entendemos que o mês de outubro será crucial para o futuro da economia chinesa e, na nossa visão, deve trazer volatilidade para o mercado de capitais chinês.

 
 
 

Comentários


Group 12.png

Investments are not FDIC-insured, nor are they deposits of or guaranteed by a bank or any other entity, so they may lose value. Investors should carefully consider investment objectives, risks, charges and expenses. Investing in securities and other financial investments always involves risks that investors should understand and be willing to bear. No investment process, strategy, or risk management technique can guarantee returns or eliminate risk of loss. Stratton Capital encourages clients to discuss these risks with their advisor. Past performance is not a guarantee of future returns. The content of this web site was developed by Stratton Capital for information purposes only. It is not intended to serve as investment or fiduciary advice should not be considered advice, an endorsement or a recommendation. The information contained in this site should not be used as a primary basis for investment decisions.

© 2023 Stratton Capital Investment Adivisory LLC. All Rights reserved.

bottom of page