Guerra comercial entre EUA e China cria efeito “duplo” para o Brasil: veja onde investir
- Stratton na Imprensa

- 27 de out.
- 2 min de leitura
O Brasil deve sofrer efeitos mistos com os novos capítulos da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. Para especialistas consultados pelo E-Investidor, a expectativa é de que os ativos domésticos sofram com a volatilidade dos mercados globais e com a busca dos investidores estrangeiros por ativos de menor risco, como o ouro. Por outro lado, há a possibilidade de as companhias brasileiras ligadas ao setor de commodities se beneficiarem com o conflito.
A tensão entre as duas maiores economias do mundo ressurgiu na semana passada, quando Pequim decidiu intensificar as restrições para as exportações de metais de terras raras. Esses itens são fundamentais para o desenvolvimento de novas tecnologias e para o processo de transição energética. Segundo a China, a medida busca “proteger melhor a segurança e os interesses nacionais” e “cumprir as obrigações internacionais de não proliferação”.

A briga entre as duas potências econômicas, contudo, pode favorecer as companhias ligadas à produção de minério de ferro, petróleo a produtos agrícolas, além das empresas exportadoras que possuem parte das suas receitas atreladas ao dólar. “O Brasil ainda tem um grupo de empresas que se beneficiam estruturalmente do dólar forte, justamente por terem receita majoritariamente atrelada à moeda americana”, ressalta Lima.
Os efeitos positivos não se restringem apenas a esse movimento. Marcelo Cabral, CEO da Straton Capital, diz que as restrições impostas pela China sobre as terras raras abre espaço para o Brasil exportar seus minerais críticos. Vale lembrar que esses ativos já despertaram interesse dos Estados Unidos e foram citados por representantes do comércio norte-americano como condição para a realização de um acordo comercial em torno das tarifas sobre os itens brasileiros, como mostrou o Estadão.
Para ler a matéria completa, publicada no Jornal Estadão, clique aqui.



Comentários