top of page

Indicadores econômicos dão sustentação a novo corte de juros ?

Na última semana do mês de setembro, os indicadores econômicos dos Estados Unidos registraram uma melhora no desempenho econômico americano, principalmente em decorrência da última revisão do PIB do segundo trimestre de 2025, que saltou de 2.8% para 3.1%, em grande parte por conta das vendas finais para compradores domésticos (consumo) que registraram um aumento de 1.9% para 2.9%. Além disso, as encomendas de bens duráveis de agosto subiram 2.9%, contra uma expectativa de queda de 0.5% para o mês. Mesmo ao desconsiderar as encomendas do setor de defesa e transporte, o crescimento no mês para as duas categorias foi de 1.9% e 0.4%, respectivamente. Ou seja, a economia americana segue resiliente e com um consumo forte, ainda que com números mais baixos do que o ano passado. Sendo assim, por que entendemos que os dados indicam mais um corte de 25 bps pelo Federal Reserve?



Apesar dos dados de consumo excepcionais e revisão positiva no PIB do segundo trimestre de 2025, o mercado de trabalho americano continua sofrendo. Mesmo com as imigrações baixas, resultando em um aumento reduzido na força de trabalho americana, os Non Farm Payrolls continuam abaixo do breakeven necessário para manter a taxa de desemprego estável, que justamente por decorrência das imigrações já está em um nível estruturalmente mais baixo. Além disso, a abertura de novas vagas por pessoas desempregadas está atualmente em 0.98, indicando que há mais pessoas desempregadas do que novas vagas. Neste cenário, a taxa de desemprego sobe mais rapidamente à medida que as novas vagas (Jobs openings) vão retrocedendo. Por fim, os dados lançados pela ADP nesta manhã registraram uma queda de 32,000 postos de trabalho no setor privado, alimentada pela redução nas pequenas e médias empresas. Dito isto, entendemos que, pela primeira vez, o FOMC resolveu não apenas ser “data dependent”, mas antecipar a fraqueza no mercado de trabalho e começar a ajustar a política monetária em decorrência disto. Com os Non Farm Payrolls sendo divulgados nesta sexta-feira, entendemos que o FED deve realizar mais um corte de 25 bps em sua próxima reunião no dia 29 de outubro.


Essa publicação não é uma recomendação de investimento.

 
 
 

Comentários


Group 12.png

Investments are not FDIC-insured, nor are they deposits of or guaranteed by a bank or any other entity, so they may lose value. Investors should carefully consider investment objectives, risks, charges and expenses. Investing in securities and other financial investments always involves risks that investors should understand and be willing to bear. No investment process, strategy, or risk management technique can guarantee returns or eliminate risk of loss. Stratton Capital encourages clients to discuss these risks with their advisor. Past performance is not a guarantee of future returns. The content of this web site was developed by Stratton Capital for information purposes only. It is not intended to serve as investment or fiduciary advice should not be considered advice, an endorsement or a recommendation. The information contained in this site should not be used as a primary basis for investment decisions.

© 2023 Stratton Capital Investment Adivisory LLC. All Rights reserved.

bottom of page