O Investimento em inteligĂȘncia artificial Ă© uma bolha?
- Marcelo Cabral
- hĂĄ 18 horas
- 1 min de leitura
Alguns analistas acreditam que o crescimento exponencial do investimento das empresas em InteligĂȘncia Artificial decorre de otimismo exagerado com relação Ă tecnologia e que estamos diante de uma bolha. No entanto, em comparação com ciclos de inovação anteriores, o investimento ainda Ă© modesto.
Segundo o Stanford AI Index, em 2024 o investimento corporativo global em IA alcançou US$ 250 bilhĂ”es, equivalente a 0,2%â0,3% do PIB global, um valor muito menor do que durante ciclos de inovação e investimento no passado.
A construção das ferrovias no sĂ©culo XIX, o aparecimento dos automĂłveis no inĂcio do sĂ©culo XX, a expansĂŁo da eletrificação nas dĂ©cadas de 1920 e 1930, e a construção das redes de telecomunicaçÔes na dĂ©cada de 1990 geraram nĂveis de investimento muito maiores.

A Grã-Bretanha gastou cerca de 4% do PIB global por ano na construção de ferrovias entre 1845 e 1900. Os Estados Unidos gastaram cerca de 2% do PIB global ao ano durante a década de 1910 na construção de estradas e infraestrutura relacionada a automóveis. O investimento anual em redes de telecomunicaçÔes nos anos 1990 foi de 1% a 2% do PIB global.
O UBS estima que o investimento em IA pode chegar a USD 1,3 trilhĂŁo por ano em 2030. Isto representaria cerca de 1% do PIB global daqui a cinco anos, um valor ainda baixo quando analisado no contexto histĂłrico de longo prazo.
O ĂȘxito ou fracasso dos investimentos em IA dependerĂĄ, em Ășltima instĂąncia, dos retornos desses investimentos, mas se a tecnologia se mostrar tĂŁo transformadora quanto a eletrificação ou a computação, hĂĄ espaço considerĂĄvel para aumento e aceleração do investimento.
Essa publicação não é uma recomendação de investimento.