top of page

O decadente mercado imobiliário Chinês

A deterioração do mercado imobiliário chinês continua a se intensificar. Os investimentos em ativos imobiliários na China recuaram 14,7% no acumulado do ano até outubro, enquanto os recursos disponíveis para novos investimentos no setor registraram uma queda de 9,7% no mesmo período. De forma mais ampla, o setor vem apresentando um processo contínuo de enfraquecimento desde seu pico em 2021, período que antecedeu a falência da Evergrande. Desde então, o mercado imobiliário chinês permanece se degradando ano após ano.


Nesse contexto, a incorporadora Vanke, uma das maiores do país, teve recentemente seu pedido de extensão de prazos para pagamento de dívidas rejeitado por seus acionistas, aumentando o risco de um evento de default ainda nesta semana. Apesar de o governo local deter aproximadamente 30% do capital da companhia, por meio do Shenzhen Metro Group, até o momento não há sinalização clara de apoio ou resgate por parte do governo chinês. A companhia possui aproximadamente 32 bilhões de dólares em dívidas.


ree

Em nossa avaliação, ao contrário do que muitos economistas sugeriram após o estouro da bolha imobiliária chinesa em 2021, de que, por se tratar de um país socialista e altamente centralizado, a China conseguiria contornar rapidamente a crise do setor, o Partido Comunista Chinês (CPP) aparenta ter reduzido sua prioridade em relação ao mercado imobiliário. Vale lembrar que esse setor já chegou a representar cerca de um terço do PIB chinês no passado.


Porém, enquanto os balanços fragilizados das incorporadoras e dos famílias não forem efetivamente reestruturados, episódios como o recente caso da Vanke tendem a se repetir. Como consequência, o consumo das famílias deve permanecer pressionado por um balanço famíliar que está “debaixo d’água” e demorará anos para se recuperar. Resta ao Governo Chinês aumentar o nível dos pacotes fiscais o suficiente para que a China possa superar o atual loop deflacionário e então continuar a reparação de seu balanço.


Essa publicação não é uma recomendação de investimento.

 
 
 

Comentários


Group 12.png

Investments are not FDIC-insured, nor are they deposits of or guaranteed by a bank or any other entity, so they may lose value. Investors should carefully consider investment objectives, risks, charges and expenses. Investing in securities and other financial investments always involves risks that investors should understand and be willing to bear. No investment process, strategy, or risk management technique can guarantee returns or eliminate risk of loss. Stratton Capital encourages clients to discuss these risks with their advisor. Past performance is not a guarantee of future returns. The content of this web site was developed by Stratton Capital for information purposes only. It is not intended to serve as investment or fiduciary advice should not be considered advice, an endorsement or a recommendation. The information contained in this site should not be used as a primary basis for investment decisions.

© 2023 Stratton Capital Investment Adivisory LLC. All Rights reserved.

bottom of page